terça-feira, 9 de agosto de 2011

Afinal o que é uma revolução? Entenda a Revolução Francesa (:

Oii pessoal, afinal alguém já se perguntou o que é uma revolução? Bom, uma revolução é uma mudança radical em um determinado sistema político, econômico e social. E com o que as grandes revoluções começam? Certamente com uma necessidade! Toda revolução também é nascida de um inconformismo. Assim aconteceu a Revolução Francesa onde o que estava em discussão eram o Antigo Regime e a autoridade do clero e da nobreza. A revolução foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana (1776). Este acontecimento foi considerado como a Revolução que deu inicio a Idade Contemporânea. Terminou a servidão e os direitos feudais na França e gritou-se pelos princípios universais de “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” (Liberté, Egalité, Fraternité), frase de Jean Nicolas Pache.
Antes da revolução francesa haviam três filósofos que de modo a defender as suas teorias decidiram escrever alguns livros. Os três filósofos eram Rousseau, Montesquiet e Voltaire que quando escreveram os seus livros era com o objetivo de defender as igualdades do povo de modo a quando houvesse uma revolução por então essas ideias em curso.
As principais mudanças que surgiram na Europa após a Revolução Francesa foram: A divisão dos poderes, onde se dividiu o poder que era cabido ao rei em três instituições diferentes, o poder legislativo, executivo e judiciário;  criaram-se as  assembléias para poder representar o terceiro estado (povo) para ninguém se sentir inferiorizado; a expansão do ideal liberalista em outros países da Europa, incluindo Portugal.
Bom foi isso, no próximo post tem mais! Bjbj :*

Isabela

0 comentários:

Postar um comentário