domingo, 14 de agosto de 2011

Relógios decimais da Revolução Francesa .-.

Oii pessoal, uma das inovações que a revolução francesa introduziu na sociedade do século XVIII não podemos esquecer as tentativas de modificar a própria contagem do tempo. Na França a adoção ao calendário gregoriano foi quase que incontinenti à bula papal. 
Com a Revolução Francesa que significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza, o Governo Republicano impregnado pelo espírito inovador, pediu à Academia de Ciência da França que criasse um sistema de medidas que resolvesse a enorme confusão que naquele país existia, relativamente às unidades de medida então existentes.Oficialmente o primeiro dia deste calendário foi 15 de Outubro de 1582. Com a adoção dele entretanto, a medição do ano solar passou a ser estimada em 365 dias, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos, o equivalente a 365,2424999 dias solares. Daí, cada dia resultou composto de 24 horas. Cada hora com 60 minutos, e cada minuto com sessenta segundos. É assim que compreendemos o tempo nos dias de hoje.
Apesar de representar um avanço, o calendário gregoriano demorou a ser aceito, principalmente em países não católicos, por motivos sobretudo político-religiosos.







Isabela  (: 

0 comentários:

Postar um comentário